Se você que está lendo é daquelas pessoas que adora traçar várias metas ao mesmo tempo, mas acaba se atrapalhando e não conseguindo dar conta de nenhuma delas, este artigo vai ajudar você a estabelecer metas importantes para o seu negócio.
Uma das grandes dificuldades que nós podemos ter na nossa rotina, principalmente quando somos eupreendedoras é estabelecer metas importantes para o momento do negócio, que estejam bem alinhadas aos objetivos e, principalmente, que sejam possíveis de serem cumpridas.
Afinal, é muito difícil ter um negócio autoral, trabalhar sozinha, cuidar da rotina do negócio e ainda se cobrar para dar conta de atingir as 30 metas estabelecidas para os próximos meses.
Pela minha experiência, nós temos essa dificuldade em definir prioridades por três motivos:
1 - Nossa cultura valoriza muito o “trabalho duro”. Parece que quanto mais complexa e complicada for uma tarefa, quanto mais tempo e esforço ela exige, mais nos orgulhamos, mais somos admiradas e consideradas dedicadas, esforçadas. E isso nos ensinou que o nosso valor enquanto pessoas e profissionais está atrelado à esse esforço e, por consequência, a deixar as coisas mais difíceis do que precisam ser.
2 - Nós queremos ver as coisas acontecendo. Queremos alcançar nossos objetivos, nossos sonhos, ver a nossa empresa crescer. Mas não conseguimos respeitar o tempo que as coisas levam para acontecer, queremos tudo pra agora. Ficamos ansiosas para ter ótimos resultados à curto prazo e, quando isso não acontece, achamos que nós somos o problema, que não estamos fazendo o suficiente.
3 - Por entender que todas essas tarefas são absolutamente importantes para que a sua empresa seja bem sucedida e que esse é o único jeito de fazer as coisas. Abraçamos ao mesmo tempo, diversas ideias, estratégias e “tem ques” impostos pelos “gurus” empreendedores, do marketing digital e de organização e, por consequência, não conseguimos enxergar o que faz sentido para gente e para os nossos negócios. Muitas vezes, nos prendemos aos “tem ques” que escutamos por aí e acreditamos que é o “jeito certo”, o “ideal”.
Agora, imagina qual vai ser o resultado da soma desses três fatores: “entender que o seu valor vem do trabalho duro” + “que os resultados estão demorando pois vc não está se esforçando” + “e que você precisa fazer desse jeito porque os fulanos disseram que você só vai conseguir se fizer assim”.
Exato: exaustão, pois vc vai fazer cada vez mais e nunca vai ser o suficiente, ansiedade alta, autocobrança excessiva, vergonha, comparação, frustração, insegurança.
Tocar os seus projetos e dar os passos que você precisa dar para evoluir a sua empresa se torna muito mais difícil do que precisaria ser quando você se prende à esses pensamentos e essa cultura, sem questionar, sem parar pra entender se elas fazem sentido pra você.
Você já tem que cumprir todas as suas demandas diárias, seja do seu negócio, seja da sua rotina, e incluir as novas tarefas que fazem parte de todas as metas é praticamente impossível.
Você precisa se permitir aceitar que você trabalha sozinha, que já tem uma rotina pra cuidar e que não vai conseguir dar conta de “tudo isso”. Até porque esse “tudo isso” é MUITA coisa e, muitas vezes, algumas delas nem são coisas necessárias.
Escolher, mesmo que inconscientemente, seguir esse caminho - ou seja, fazer do jeito mais difícil - ao invés de questionar e refletir sobre o que realmente faz sentido pra você e pro seu negócio vai impossibilitar que você consiga entender as suas prioridades. Você não vai conseguir enxergar a sua realidade com uma visão mais ampla, um pouco menos enviesada e não se permite levar todo o seu contexto em consideração.
E aí com o tempo, a maioria das metas que você traçou, se não todas, acabam sendo deixadas de lado, e você só alimenta aquele ciclo de frustração, desânimo, de pensar que você nunca vai conseguir chegar onde você quer chegar, que você não é capaz, que você não se dedica o suficiente, que você é preguiçosa.
Mas como estabelecer metas importantes para o seu negócio?
Eu passei por tudo isso quando comecei o meu negócio, e também foi assim com as minhas clientes e muitas colegas empreendedoras.
Com o tempo, eu fui percebendo que trabalhar desse jeito era insustentável. Então eu fui deixando de lado a ânsia por querer fazer tudo ao mesmo tempo e comecei a questionar, a pensar com mais clareza pra entender quais metas eram as mais importantes e quais eu era capaz de realizar, considerando as minhas habilidades, meus conhecimentos e o tempo que tinha disponível.
Eu não sei quais são os seus objetivos, nem se você é uma eupreendedora e se eles estão atrelados ao seu negócio. Mas eu sei que você só deseja entender quais desses objetivos realmente farão diferença para você nesse momento. Que você precisa conseguir estabelecer prioridades e, principalmente, se sentir capaz e segura para realizar as tarefas e cumprir as metas que você traçou.
Então, eu vou deixar aqui algumas perguntas, pra que você comece a refletir e facilite esse seu processo:
Como posso simplificar o meu trabalho, mantendo / melhorando meus resultados?
Do que o meu negócio ou a minha rotina precisa agora?
Quais tarefas eu estou insistindo pois “tenho que”, mas que me dão mais trabalho do que resultados?
Quais estratégias e ações seriam mais fáceis pra mim, que podem melhorar a minha rotina e me trazer bons resultados?
Isso me ajudou a abrir mão de coisas que eu entendia como “obrigatórias” e a simplificar meus processos. Assim, entendi o que eu precisava fazer para chegar onde eu queria e consegui definir as minhas prioridades.
Em resumo:
A melhor forma de estabelecer prioridades e seguir caminhando com elas mantendo a constância, é simplificando o que precisa ser feito.
Eu posso ajudar você a estabelecer metas importantes e que farão diferença para o seu negócio
Se você é uma empreendedora autônoma, se identificou com os pontos que eu trouxe até aqui e sente que precisa de ajuda pra entender quais metas são prioridade para o seu negócio, eu convido você a conhecer a minha consultoria Planeje o Seu Negócio.
Ela foi criada para você que deseja aproveitar as oportunidades de crescimento da sua empresa, mas que se sente incapaz não só de entender quais são as mais importantes, mas também de cumprir as tarefas que surgem com essas oportunidades, junto com as suas demandas diárias.
A metodologia que desenvolvi foi desenhada especialmente para facilitar o desenvolvimento do seu planejamento estratégico, para que você se sinta menos pressionada, ansiosa e insegura.
Para que você invista seu tempo e energia, recursos tão preciosos, em ações que vão realmente fazer a diferença para os seus objetivos, de forma que você consiga compreender as suas prioridades e se sinta capaz dar conta das novas tarefas.
Para saber mais, acesse aqui.
Este artigo é uma adaptação do episódio #58 do Podcast Subversivas.
Comments