"Orgânico" é tudo aquilo que é inerente à você, que te é natural. Aquilo que é só seu. São as coisas que, somadas, fazem de você a mulher que você.
Acho importante trazer esse assunto pois, quando buscamos informações sobre construir um negócio e começar a empreender, encontramos muitos conteúdos falando sobre os diferenciais da sua empresa - o que é importantíssimo. Porém, aqui falamos sobre construir serviços autênticos, autorais. Então, é preciso ir mais à fundo: olhar, primeiro, para a pessoa que está construindo o negócio. Ou seja, você.
Quando falamos sobre criar um negócio verdadeiramente autêntico, conhecer e se apropriar de diversos aspectos seus é o que vai diferenciar o seu serviço de outros já existentes no mercado. São esses diferenciais orgânicos que farão sua entrega ser única, autoral, autêntica.
Esses diferenciais são suas fortalezas e representam o que há de mais precioso para o seu negócio. Para se aprofundar nisso que é tão precioso, porém, é preciso se abrir para lidar com situações desconfortáveis. Talvez seja preciso se apropriar de coisas que você nega ou rejeita em si mesma e na sua história. Aceitar e ressignificar momentos difíceis, sombras, defeitos, medos. Mas, por outro lado, se aprofundar nesses diferenciais também implica em olhar e acolher aspectos maravilhosos. Abraçar sonhos, potências, qualidades, conquistas.
Aqui, entramos no ponto-chave de construir um negócio autoral: o autoconhecimento, o saber de si mesma.
Dos aspectos que tornam um projeto verdadeiramente autêntico, considero esses como sendo os principais:
Sua biografia. A sua história de vida, suas vivências, as experiências boas e ruins e a forma como você se conta a sua história.
Quais vivências mais te marcaram? Quais lições você carrega? Quais momentos, por menores que pareçam, fizeram você chegar até aqui?
Suas conquistas. Toda vitória tem uma trajetória que, muitas vezes, não é contada e nem assimilada direito. Elas não acontecem da noite pro dia e nós temos a tendência de negligenciarmos o percurso que percorrermos para alcançar tal objetivo.
Quais foram as suas maiores conquistas? Do que você se orgulha? Quão pesado foi o caminho até você conseguir chegar lá? Como essas conquistas influenciaram seu caminho, suas escolhas?
Seus fracassos. Da mesma forma que suas conquistas, existe uma história por trás de seus erros. E, a cada um deles, você pôde acrescentar um novo aprendizado à sua coleção.
Quais foram os seus maiores fracassos? Quais lições você obteve com cada um dele? Quais ações, caminhos e escolhas fizeram com que eles acontecessem? De que forma eles impactaram sua jornada, positiva e negativamente?
Suas crenças. Nossas formas de pensar, sentir e agir são condicionadas pelas nossas crenças, pelas coisas que você acredita serem certas ou erradas, melhores ou piores (e etc).
No que você acredita? Como o seu acreditar influenciou o seu projeto, seu caminho? Quais crenças estão interferindo negativamente o seu momento? Quais delas estão ajudando você a trilhar seu caminho?
Seus valores. Tudo aquilo que você valoriza, que você considera verdadeiramente importante, o que você não abre mão, que considera inegociável. Liberdade, saúde, diversidade, status (e etc).
O que você valoriza? Hoje, do que você não abre mão por nada nesse mundo? Quais valores fizeram com que você decidisse brotar pra fora e construir o seu próprio negócio? De que forma esses valores estão presentes no seu projeto?
Talentos, habilidades e competências. São as coisas que você faz bem, tecnicamente ou não. Escrever, ser uma boa ouvinte, ter a capacidade da visão sistêmica, ter ótimas habilidades com planilhas do excel, se relacionar facilmente com outras pessoas.
O que você sabe que sabe fazer bem? Como você poderia aplicar esses conhecimentos no seu projeto? De que forma eles irão facilitar a sua jornada? Como pode compartilhar o conhecimento que você tem?
Suas feridas. Aquele lugar lá no fundo que dói, que incomoda. Situações pelas quais você teve que passar e que impactaram profundamente a sua vida. Um dia escutei da Káritas Ribas, minha professora no Appana, a seguinte frase: "é pelo meu incômodo com a minha própria dor que eu posso fazer uma coisa bonita pra entregar."
Como você olha para suas feridas internas? Qual a importância delas na sua vida? Qual potencial gerador elas têm?
Suas paixões. Aquilo que te motiva, que faz você se sentir viva, que faz você sair da cama pela manhã.
Como as suas paixões impactaram a criação do seu negócio? De que forma elas estão presentes no seu projeto? Onde é que elas encontram as necessidades do mundo?
Suas vontades. Elas são geradoras de movimento, impulsionam você, o seu projeto, o seu negócio. Estão alinhadas à quem você é, à sua autenticidade.
O que você tem vontade de fazer? Quem você tem vontade de ser? O que você quer gestar, parir, nutrir? Que tipo de empreendedora você deseja se transformar?
Seu futuro desejado. Aquele lugar que você deseja chegar e que quer levar outras pessoas junto. Aquela visão quase que utópica.
Qual é a visão do futuro que você deseja? O que acontece nesse futuro? De que forma ele é diferente do momento presente? O que você pode começar a fazer, aqui e agora, para prototipar esse mundo?
Reflita bastante e responda: quais são os seus diferenciais que tornam você e o seu negócio verdadeiramente autênticos?
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