Tivemos um boom no empreendedorismo digital nos últimos anos, que começou antes mesmo da pandemia, mas ganhou ainda mais força durante o período de isolamento em que muitas pessoas precisaram se reinventar profissionalmente.
Eu mesma sou um exemplo de empreendedora que trabalha quase que exclusivamente online, através da internet.
E por que isso aconteceu? Sem tocar muito no ponto do isolamento social da covid-19, em que muitas pessoas precisaram recorrer ao trabalho online para se sustentar, existe um discurso bem forte e romantizado que diz que ter um negócio digital traz mais liberdade de tempo e de localização, é mais fácil você organizar a sua agenda do jeito que você quer, existe a probabilidade maior de ter mais clientes já que a internet permite que você alcance pessoas do mundo todo e, também, o ponto principal que seria a possibilidade de criar algo próprio, do seu jeito.
Tudo isso é verdade, até certo ponto. Mas esse não é o foco deste artigo.
O ponto que eu quero abordar é que, infelizmente, ainda vejo muita gente apegada à esse discurso e ao boom de profissionais e influenciadores do instagram, e parece que ou não entendem ou esquecem que ter um negócio digital ainda é ter um negócio.
Um negócio digital é uma empresa - e se você quer ser levada a sério como profissional e quer poder viver à base desse negócio, você precisa entender isso.
Trabalhar com serviços digitais, mesmo que você também realize ações offline como atender clientes, seja através de cursos, consultorias, mentorias e etc., é muito, mas muito mais do que ter um conta no instagram e criar vários conteúdos pra engajar com a audiência, ganhar seguidores e torcer pra que esses seguidores virem clientes.
Sim, mesmo que você use o instagram com estratégia, com narrativa nos conteúdos. Não confunda ter uma empresa digital com ser criador de conteúdo no instagram.
Se você se enxerga nesse contexto que eu apresentei até aqui, eu quero que você pare para refletir sobre o seguinte: você realmente se enxerga como uma empreendedora? Como dona de um negócio? Como uma mulher que está construindo uma empresa séria?
Um negócio digital ainda é um negócio. E pra que ele dê certo, é preciso que você tenha maturidade e responsabilidade. É necessário estudar sobre vários outros assuntos que vão além da sua área de atuação, de criar conteúdo nas redes e de ter um posicionamento estratégico.
Eu não estou falando que criar conteúdo e ter presença digital não é importante, porque é. A questão é que as estratégias que você usar pra esses canais dificilmente vão dar os resultados que você quer se você não tiver uma empresa forte por trás delas. E vai por mim: as pessoas percebem isso.
O que realmente precisa ser feito:
Você precisa cuidar e fortalecer a base do seu negócio, dar muita atenção aos bastidores da sua empresa, porque é isso que vai fazer uma diferença real na sua mentalidade, no seu jeito de agir, de se comunicar e nos seus resultados.
Então só pra citar alguns exemplos do que você vai precisar fazer em algum momento, se você quiser empreender no digital e ser considerada uma empreendedora realmente séria: formalizar o seu negócio, ter um CNPJ. Trabalhar com contratos claros de prestação de serviço. Organizar o financeiro da sua empresa, com contas separadas, emitir nota fiscal. Contratar assessoria contábil e jurídica se for o caso da sua área. Trabalhar com um planejamento estratégico que vá muito além de olhar só pra sua conta no instagram.
O Instagram é, sim, muito importante. E eu sei que quase todo mundo vai olhar o perfil de um profissional antes de contratar os serviços dessa pessoas (eu mesma faço isso). Mas tão importante quanto o que ela faz nessa rede são os outros canais que ela oferece. Essa profissional tem um site estruturado, em que eu possa saber mais sobre ela sem ter que ficar assistindo stories e procurando no feed? Quais são os canais de atendimento que ela me oferece? O que eu vou encontrar se eu procurar essa profissional no google?
Gente, tudo isso conta!
se vc está começando agora, dando os primeiros passos, tudo bem não ter tudo isso. Eu sempre digo que é importante começar aos poucos, com o básico e fazer isso bem feito. Sua energia deve estar focada em estruturar e entregar um bom serviço. Só que esse básico tem que evoluir, e o seu negócio digital precisa evoluir junto. Você percebeu que o seu serviço está pronto, que seus clientes estão satisfeitos? Então chegou a hora de você se profissionalizar e estruturar uma base sólida pra essa sua empresa.
Recebi um cliente recentemente que conversou com outros consultores, mas me contratou porque sentiu mais profissionalismo e seriedade no meu trabalho, porque eu deixava muito claro tudo o que eu fazia e o que eu entregava de resultado, sem que ele precisasse me chamar no direct. Esse cliente me seguiu no instagram, viu meus conteúdos, escutou alguns episódios do podcast, acessou meu site, e só depois foi me chamar no whatsapp pra tirar algumas dúvidas e fechar comigo.
Um negócio digital vai muito além de ter um canal no instagram e atender online, com toda a liberdade que isso oferece. Um negócio é um negócio e precisa ser tratado com a seriedade que ele merece.
Eu dou esse tapa digital com muito carinho, porque já que você você tem um negócio digital e escolheu viver nesse mundo do empreendedorismo, eu quero muito que você dê certo e se mantenha no mercado - enquanto isso fizer sentido pra você.
E, infelizmente, tem muito profissional desistindo porque não deu certo, só que não seguiu as estratégias realmente importantes de se ter um negócio - que como eu já falei, vão muito além de ter uma conta no instagram e um bom posicionamento digital definidos.
Eu espero que esse artigo faça vocês refletirem à respeito dos seus negócios e que ajude vocês a desenvolverem o que vocês já criaram.
_
Esse conteúdo foi baseado em um dos meus episódios no Podcast Subversivas. Se você curtiu, deixo o convite para conhecer o programa!
Comments