Traçar metas claras e objetivas é essencial para que você defina o caminho à ser seguido e consiga alcançar os objetivos do negócio que você desenvolveu.
Se você já atua como autônoma no mercado empreendedor ou se deseja começar a empreender, provavelmente já leu à respeito da importância de um planejamento estratégico e, também, da definição de metas para o seu serviço / seu negócio.
Neste artigo, vou falar mais especificamente sobre metas, e entregar quatro dicas para que você consiga criar metas possíveis, de forma mais simples - independentemente se você é empreendedora ou ainda está planejando a criação do seu primeiro serviço.
As suas metas permitirão que você avalie os resultados adquiridos, perceba a sua evolução e consiga enxergar o que precisa ser ajustado nas suas estratégias. Por isso, é importante que elas sejam criadas com embasamento (ou seja, conhecimento do seu negócio, de si mesma e do seu mercado), tenham detalhes esmiuçados (como prazo e retorno esperado em números), foquem em prioridades e, principalmente, sejam possíveis de serem alcançadas. E é nesses dois últimos pontos que a coisa pega e muita gente empaca.
Muitas empreendedoras - principalmente no começo da jornada - sentem dificuldade nesse processo de criação de metas. Tudo parece muito intuitivo, intangível, é difícil escolher o que priorizar, separar o que é estratégia e o que é meta. E isso pode causar insegurança e o medo de falhar. “E se eu não conseguir alcançar essa meta?”
Também é muito comum que empreendedoras (iniciantes ou não) enxerguem tudo como prioridade e acabem estabelecendo muitas metas a serem cumpridas. Em alguns casos, inclusive, metas bastante complexas. E isso faz com que a profissional, que muitas vezes trabalha sozinha, não dê conta e acabe abandonando essas metas pouco tempo depois.
O resultado disso é bem complicado para a vida da empreendedora: frustração, desânimo, insegurança, sentimento de incapacidade. Mas calma, tudo tem jeito.
Quatro dicas para criar metas possíveis para que você não as abandone depois
Tenha foco. Meta é sinônimo de prioridade, por isso, escolha duas ou três para alcançar em um determinado período de tempo. Eu sei, existem muitos objetivos à serem atingidos, áreas a serem melhoradas, mas quando tudo é prioridade, nada é prioridade. Se você é (ou pretende ser) uma empreendedora autônoma, precisa entender de uma vez por todas que os seus recursos são escassos - principalmente tempo, energia e financeiro. Você vai precisar fazer escolhas se quiser crescer. Mais ainda, vai precisar fazer escolhas se quiser crescer de maneira sustentável, sem ter um burnout no meio do caminho. Então, repito: defina duas ou três metas, no máximo, à serem alcançadas. As metas cujo os resultados tornarão os próximos passos possíveis ou, pelo menos, mais simples.
Metas precisam ser claras e bem definidas, possíveis de serem medidas. Por isso, é preciso entender a diferença entre meta e intenção. Por exemplo: a sua estratégia pode ser conquistar mais clientes por meio de indicações de quem já trabalhou com você. Para que isso aconteça, a sua intenção é melhorar a experiência de seus clientes atuais. A meta, portanto, deve ser a definição do que exatamente será feito para melhorar essa experiência e, principalmente, de como os seus clientes devem sair de seus atendimentos.
Entenda que tarefa é diferente de resultado. A sua meta não deve ser, por exemplo, “criar mais conteúdos para as redes sociais” - isso é uma tarefa - que inclusive, deve ter um objetivo concreto por trás. Nunca comece a criar mais conteúdos só porque disseram que você deveria fazer isso. Mas enfim, a sua meta, nesse caso, é conquistar 10% a mais de seguidores em X semanas.
Quando você cria poucas metas (como eu expliquei no primeiro tópico), fazer o acompanhamento é mais fácil, e isso deve ser uma tarefa que você inclui na rotina do seu negócio. Eu gosto de acompanhar o planejamento estratégico e as minhas metas mensalmente, mas as tarefas acompanho semanalmente com a planilha 5W2H. Se você está começando, essa é uma ótima forma de não perder o rumo.
Quando você simplifica o seu planejamento e as suas metas, elas se tornam possíveis de serem alcançadas. Você passa a se cobrar menos e, principalmente, consegue investir mais energia, foco, tempo e dedicação nas ações que são prioridade para você e para o seu negócio nesse momento.
Eu sei que, especialmente no começo de um negócio autoral, parece que temos muitas coisas à serem desenvolvidas, criadas, melhoradas - isso sem falar em obter retorno financeiro.
Mas lembre-se: tudo isso vai ser feito, mas só se você se permitir dar um passo de cada vez. Caso contrário, o excesso de tarefas vai te paralisar e você não conseguirá sair do lugar.
Quais são as suas principais dificuldades na hora de criar as metas do seu serviço?
Entenda quais são as prioridades do seu negócio e crie metas possíveis de serem alcançadas, em duas etapas simples.
O propósito dessa consultoria é ajudar você a compreender a realidade do seu negócio com profundidade para que, então, seja possível construir um planejamento estratégico realista, com prioridades muito bem estabelecidas e metas possíveis de serem alcançadas. Dessa forma, você conseguirá manter a constância e consistência nas ações necessárias para atingir os seus objetivos.
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