A pressa é inimiga da perfeição? Não, da evolução. Quando você se concentra mais na velocidade do que na qualidade, o seu negócio digital acaba não se desenvolvendo tão bem quanto poderia.
Quando você começar a empreender e coloca o seu serviço no mundo, é claro que deseja vê-lo crescer. É claro que você quer conquistar mais clientes, poder oferecer coisas diferentes, ter parceiros, ser reconhecida pelo que você faz.
Quando começamos a empreender, criamos um novo negócio, temos muitas coisas para aprender, testar, validar, construir - e essas coisas levam tempo. Mas nós temos muita dificuldade em respeitar esse tempo.
Falando de um jeito bem generalizado, nas últimas décadas nós nos tornamos pessoas impacientes, queremos tudo pra ontem, buscamos por coisas que tragam resultados imediatos - e não apenas na vida empreendedora. Mas você não imagina O QUANTO essa pressa prejudica o seu negócio digital e os resultados do seu serviço. É por isso que eu digo: a pressa é inimiga da evolução do nosso negócio.
Toda estratégia leva tempo para ser implementada (umas mais, outras menos), e toda ação leva tempo para começar a mostrar resultados. Por isso, querer fazer tudo ao mesmo tempo, sempre correndo, pulando de ação em ação, só gera desgaste. O mercado empreendedor chama essa estratégia de "voo da galinha", pois não vai muito alto e nem dura muito tempo.
O que precisa ser feito
Vamos supor que você planejou fazer duas lives por mês, sempre com convidadas, e fará isso durante três meses, com o objetivo de aumentar a sua audiência. Porém, após realizar a primeira, você percebeu que teve pouquíssimo engajamento e que não recebeu nenhum novo seguidor.
Quando isso acontecia comigo, a minha resposta costumava ser: “não deu certo, vou fazer outra coisa.” E então eu gastava mais tempo e energia pensando em novas estratégias (que também seriam colocadas em prática e trocadas rapidamente caso “não dessem certo” logo de cara).
Isso é o que eu recomendo que você faça, ou seja, aprenda com os meus erros: analisar e refletir. Por que não veio ninguém? Pode ser que a convidada não tenha um público muito engajado, pode ter sido o horário, o assunto…Busque essas informações e veja o que pode ser melhorado na próxima.
Mas mantenha a estratégia, pelo menos por mais algum tempo. Se esse resultado se mantiver ao longo de três ou quatro lives, mantendo o exemplo, talvez seja realmente interessante avaliar se isso está valendo à pena.
Aprender a respeitar o tempo das estratégias que eu crio para o Brota pra Fora não foi uma das tarefas mais fáceis pra mim, eu confesso. Mas foi extremamente importante para que a minha empresa começasse a realmente se desenvolver e, mais ainda, fazer isso com firmeza e de forma sustentável.
Então, deixo uma lição importante pra você: respeite o tempo das suas estratégias. Crie metas realistas, que considerem o seu tempo de evolução.
É só dando tempo para as coisas acontecerem que você vai conseguir vê-las acontecendo!
Desenvolva a arte da paciência e da consistência, pois os seus resultados dependem muito delas.