Se você já travou e desistiu de divulgar o seu trabalho depois de criar um perfil no instagram (ou em qualquer outra rede), saiba que existem maneiras mais simples e práticas para que você comece a oferecer os seus serviços, conquistar os primeiros clientes e ganhar mais experiência.
Começar a divulgar o seu trabalho através do instagram é uma forma que é bem vendida pelo mercado e que, por consquência, já está bastante enraizada no nosso subconsciente como sendo a “melhor” e “mais simples”. Mas será mesmo que criar conteúdo é o melhor jeito para que você comece a conquistar clientes e a ganhar experiência prática?
Eu acredito que não (e nem foi assim que eu comecei).
As estratégias de marketing digital e de criação de conteúdo estão tão enraizado na nossa cultura como sendo “as melhores”, que é bem provável que você não reflita sobre questões importantes antes de criar um perfil: você se sente confortável em aparecer nas redes? Você tem disposição para criar os conteúdos, incluindo arte e legenda? Como você vai fazer com que as pessoas descubram o seu perfil? (afinal, elas não vão surgir do nada) Isso sem contar o fato de que as redes sociais são estratégias de médio à longo prazo, ou seja, demoram para dar resultados (quando dão). Você está disposta à depender do algoritmo?
Entenda, eu não sou contra criar um perfil profissional e usar esse canal para falar sobre o seu trabalho. Como criar um site, por exemplo, é um investimento mais alto e que demanda tempo, ter um perfil ativo nas redes é uma boa ideia para que as pessoas conheçam você melhor e saibam mais informações sobre o seu trabalho. Mas como eu disse, é um trabalho à longo prazo e você não pode depender dessa estratégia para ganhar experiência e começar a empreender.
Outras maneiras de divulgar o seu serviço:
Existem estratégias muito mais rápidas, simples e objetivas para você começar a oferecer o seu trabalho, conquistar clientes e ganhar experiência, sem necessariamente criar um perfil profissional nas redes:
Oferecer em grupos do Facebook (feministrampos e garotas no poder, por exemplo);
Usar as suas próprias redes para falar sobre o que você está oferecendo;
Mandar uma mensagem nos grupos de whats e para contatos próximos falando sobre o seu serviço (e, se tiver abertura, pedir para compartilharem com outras pessoas);
Fale sobre seu serviço com pessoas que você tem mais proximidade nos lugares que você frequenta. Academia, trabalho, igreja...;
Deixe um panfleto (que pode ser feito no canvas e impresso numa impressora comum mesmo) no mural do prédio e de outros lugares que você frequenta e que permitem fazer isso. (confesso que eu não tive resultados com essa ação, mas vale a pena testar, pelo menos no começo).
Independente dos canais que você escolha, é importante que você deixe claro o que você faz, como você faz, quais são os resultados, o valor que você irá cobrar e como a pessoa pode entrar em contato com você.
Dica de ouro:
Se você nunca atendeu, ou atendeu poucas pessoas, uma boa prática é realizar atendimentos à um custo simbólico (foi o que eu fiz) ou, pelo menos, um pouco mais abaixo do mercado. Realizar atendimentos gratuitos pode ser interessante quando você oferecê-lo em parceria com ONGs e outras instituições - fora isso, não recomendo. Pela minha experiência, apesar de aparecerem pessoas interessadas, elas tendem a não valorizar o seu tempo e a sua entrega.
Importante: a ideia de cobrar mais barato nesse momento é ganhar experiência para fazer os ajustes necessários, ser conhecida por algumas pessoas e conquistar feedbacks positivos. Manter o custo baixo não é uma prática que deve ser mantida por muito tempo, pois desvaloriza tanto o seu trabalho quanto a sua área de atuação e o seu mercado.
Você não precisa (e nem deve!) depender das redes sociais para começar a empreender, começar a oferecer o seu serviço para outras pessoas. Aliás, essa estratégia não deve ser utilizada em nenhum estágio do seu negócio. É preciso diversificar os seus canais de comunicação - mas isso é conteúdo pra outro momento ;)
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